
Este Egun é muito adorado e tem vários seguidores.
Conta que ele chegou na ilha de Itaparica na ponta de um saveiro que vinha de salvador trazendo produtos para ilha na década do século 19. Foi trazido da Nigéria pelos escravos e foi levado para ilha de Itaparica porque na ilha ficou sendo o reduto do culto dos Eguns. Hoje ele é cultuado em todos os terreiros.
É um dos Eguns mais antigos do culto e tem o respeito de todos os Ojes
Egun de Osala come acaçá com mel, e oferendas oferecida, protetor das crianças as quais pedem a ele proteção.
Este Egun adora brincar com os Ojes e seus adoradores, tem na sua roupa uma calda bem grande onde e joga nos Ojes brincado e ao mesmo tempo testando-os.
Depois que Baba Alápurió passou a dar a todos os Ojes que confirmassem o axé, os mesmos Ojes tem que tomar a bebida do juramento e a ele fazer o juramento de manter o segredo e continuar a perpetuar o culto.
Ser Oje não e fácil! Tem que ter hombridade, ser responsável, ter postura de um sacerdote do culto, não usar o seu conhecimento para obter coisas em benefício próprio, ter honra e acima de tudo saber guardar os segredos do culto. Sabendo que se falar sobre os segredos do culto, a única coisa que ele sabe que vai acontecer a sua morte! Ser Oje e acima de tudo ser o guardião da vida após a morte! E não guardião da morte.
Um abraço a todos e meu respeito.
Meus respeitos Ojé Deyi, muito bonitas essas históras de Baba Alapurió,emocionante,
ResponderExcluirminhas sinceras congratulações por compartilhar um pouco dessa sabedoria...
Muito agradecido...
Gabriel